Conjunto Habitacional Manguetown

10 nov

O Conjunto Habitacional Manguetown, no bairro Carianos, busca uma relacionar novas possibilidades de moradia social, aliando a sustentabilidade ao baixo custo. A localização do conjunto demanda a criação de uma relação com o manguezal do Rio Tavares, já que atualmente ela é inexistente. Foi pensando na relação com o mangue que o conjunto foi batizado. Além de associar o mangue com a cidade, o nome também é uma homenagem ao cantor Chico Science, que via esta relação da cidade com o ecossistema em Recife, sua cidade natal.

 

O desenvolvimento do projeto, suas referências e o resultado final podem ser conferidos no documento em anexo.

Esperamos que gostem!

 

Ana Luíza Cartana, Caio Sabbagh e Paula Cury

manguetown

2 Respostas to “Conjunto Habitacional Manguetown”

  1. Lucas Passold novembro 12, 2011 às 7:56 pm #

    E aí Manguetown! Muito massa o nome haha. Estava dando uma olhada no projeto de vocês e gostei da forma como foi apresentada a implantação, ficou bem fácil de entender. Existem umas coisas muito legais apresentadas, principalmente a ligação com o mangue. Eu tenho duas dúvidas apenas: por que a necessidade de transformar as residências já existentes em conjuntos habitacionais? E, apesar de eu ter achado muito interessante o uso da pedra nas fachadas pois traz uma grande identidade ao conjunto, será que por ser um método muito artesanal não custearia demais a obra?
    Abraços!

    • arqanacartana novembro 16, 2011 às 3:56 am #

      Oi Lucas!
      Obrigada pelo comentário!
      Decidimos transformar parte das residências em conjunto habitacional porque elas estão numa região de alagamento e pertencem à famílias de baixa renda, então resolvemos criar a possibilidade de mudança para estas pessoas. No entanto, estas famílias podem escolher se manter nas suas casas. Grande parte do conjunto está sendo implantada em um terreno atualmente vazio.
      Quanto à utilização de materiais como pedra ainda precisa ser melhor pesquisado na questão de custos de implantação e manutenção… Mas estamos trabalhando nisso! Hehehe.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: